se você ainda usa ftp para subir arquivos pro servidor em pleno 2017 STOP!!! saiba como configurar um deploy automatizado no seu servidor de hospedagem em 3 passos simples.

1. conecte-se ao seu servidor

acesse seu servidor remotamente via ssh e certifique-se que o git tá instalado nele. se não tiver instalado vai ser preciso instalar. use o comando ssh para conectar-se ao servidor:

  $ ssh [email protected]

depois de ter se conectado ao servidor verifique se o git ta instalado:

  $ git --version

estando instalado siga para o próximo passo.

2. inicie um repositório do tipo bare

esse repositório pode ser criado em qualquer pasta no seu servidor. geralmente eu crio ela dentro da pasta que se refere ao projeto com o nome, por exemplo: se eu tenho um projeto no meu servidor dentro da pasta /var/www/html/projeto, irei criar o repositorio bare dentro dela assim /var/www/html/projeto/.git.

criando o repositório:

  $ mkdir .git && cd .git

tendo entrado no diretório .git executamos o comando

  $ git init --bare

esse comando inicia um repósitorio com apenas algumas funcionalidades do git, por exemplo, não será possível executar comandos como push e pull nele, a única funcionalidade desse repositório vai ser receber os push do seu ambiente de desenvolvimento e manter sua aplicação atualizada com segurança no servidor.

depois de ter iniciado o repositório bare vamos criar um hook para receber os push do ambiente de desenvolvimento.

criando o hook:

  $ vim hooks/post-receive

o arquivo deve conter as seguintes linhas:

1
2
#!/bin/sh
GIT_WORK_TREE=/var/www/html/projeto git checkout -f

na linha 2 declaramos o local onde o projeto ficará armazenado, seguido do comando git checkout -f. na linha 1 deve ter o comentário #!/bin/sh para que seja executado corretamente.

tendo criado o arquivo, vamos deixa-lo executável com o comando:

  $ chmod +x hooks/post-receive

o hook post-receive é uma espécie de observer e é sempre executado quando um novo post é recebido nesse diretório que criamos .git. então sempre que você excutar o comando git push deploy (iremos configurar isso no próximo passo) o post-receive vai pegar os arquivos modificados e enviar pro diretório indicado no GIT_WORK_TREE e checar como a versão atual.

lembre que um repositório do tipo bare não guarda as versões, por isso trabalhe com Github/Gitlab/Bitbucket/etc pra fazer o versionamento. esse repo que criamos no servidor só vai ser responsável para manter atualizada a ultima versão que é enviada pra ele.

3. configurando ambiente local

adicione a url remota apontando para o repo git criado em seu servidor no Passo 2

  $ git remote add deploy [email protected]:/var/www/html/projeto/.git

tendo feito isso só resta subir seus commits para o servidor da mesma forma que faz para o Github, basta substituir origin por deploy no push sempre indicando para a branch master. exemplo:

  $ git push deploy master

se você trabalhar com outras branchs certifique-se de fazer o merge na master. geralmente uso a master para produção.

recomendo:

qualquer sugestão ou dúvida fique a vontade para comentaaaar

compartilhe

comments powered by Disqus